quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um destaque do ano de 1972

Para tema inicial deste blog ainda recém-nascido, decidi recuar no tempo, e procurar acontecimentos passados.

Após diversas buscas nas minhas relíquias, encontrei um acontecimento fascinante, situado na década de 70, mais concretamente no ano de 1972.

Este ano caracterizou-se por inúmeros factos: No panorama desportivo acontecem os Jogos Olímpicos de Munique e os atentados que mancharam de negro essa edição Olímpica, no campo politico a Turquia invade o Chipre e a então União Soviética ataca o Afeganistão, no mundo automóvel a Honda lança o primeiro modelo Civic, já em Hollywood estreia o primeiro filme da trilogia Godfather, escrita por Mário Puzo, realizada por Francis Ford Copola e com Marlon Brando no papel principal.

Embora não detivesse um papel de relevo, o nosso T. Ventura, a convite do próprio Francis Ford Copola, foi o seleccionado para realizar papel de figurante em diversas cenas do filme, como se pode constatar na seguinte imagem.



Esta foi sem duvida a sua rampa de lançamento no grande ecran, apesar de a sua última aparição nos ecras ter sido no ano de 2003 em pleno festival de Paredes de Coura, até à data já se consegue contabilizar mais de cem participações em diversos filmes.

O nosso Tiago torna-se assim uma figura mediática no panorama nacional, chegando mesmo a receber um globo de ouro no ano seguinte, e em 1987 é condecorado com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem de D. Infante Henrique, atribuída pelo então Presidente da República Portuguesa General António Ramalho Eanes.

1 comentário:

  1. Olá amigo Tiago. Não sei em quem te inspiraste para o papel de guarda costas do célebre Marlon Brando, mas suponho que em Al Caponne. Acertei? Cuidado com a lide de armas, neste momento perigoso que atravessamos mas... para quem tem porte atletico, não há problemas nem barreiras, não é?
    Um abraço

    ResponderEliminar